COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL



A comunicação é um processo que envolve troca de informações; ela acontece sempre, é impossível não se comunicar. A comunicação humana é um processo constante, complexo e ativo; se distingue da  animal justamente porque as pessoas são capazes de compreender, interpretar, elaborar e modificar signos e símbolos, como o suporte para este fim.
Existem uma infinidade de maneiras de se comunicar: fala, escrita , desenho, gestos e até mesmo um olhar comunica alguma coisa, dentre outros.
A comunicação é um sistema aberto, semelhante à empresa. Como sistema, a comunicação é organizada pelos elementos – fonte, codificador, canal, mensagem, decodificador, receptor, ingredientes que vitalizam o processo. Processo que se divide em duas etapas, a primeira, de transmissão da mensagem; a segunda, de recuperação, necessária para o controle da comunicação por parte da fonte.
São esses fatores que estão à disposição das organizações para o ordenamento e cumprimento de metas e objetivos.
Em primeiro lugar, cabe lembrar que a organização persegue um equilíbrio entre as partes que o formam.
Seu equilíbrio é resultante da disposição ordenada entre suas partes. Essa integração é obtida graças ao processo comunicacional.
É preciso repensar cada setor, formas de comunicação a serviço da organização, de maneira estratégica, como forma de impulsionar e assessorar a administração na conquista de melhores resultados,  mas analisando e potencializando a comunicação como um processo total; a comunicação exerce um extraordinário poder para o equilíbrio, o desenvolvimento e a expansão das empresas.
O grande temor das organizações são os problemas gerados pelas temidas redes de boatos, os ruídos originados pela comunicação verbal
O feedback é uma das práticas de gestão mais importante. Pois é através dele que o gestor pode explicar aos funcionários como aprimorar suas habilidades; corrigir desvios de comportamento e de atividades; reforçar as ações corretas; melhorar a motivação e auto-estima das pessoas e das equipes.
A comunicação é, portanto, uma área multidisciplinar, mediando os interesses dos participantes, os interesses da empresa, enquanto unidade econômica, e os interesses da administração.